Páginas

domingo, 15 de agosto de 2010

Minha sexta sessão de Quimio ( 13 de agosto de 2010)

Minha sexta sessão de quimio correu tudo bem , sem enjoos, nauseas , somente sono... Graças a Deus.
Estou muito ansiosa para passar com o Dr. Roberto na quarta 18/08...ele irá avaliar se já posso repetir os exames....ou se vou realizar o 4º ciclo de quimio...
Fiquei muito feliz de ver a Larissa , está super bem... retirou o cateter na sexta... já está retomando a sua vida...sempre com o sorrisão no rosto..
Conheci também a dona Izabel...uma senhora de 76 anos, ela faz tratamento para mielodisplasia...ela fez a retirada de um tumor aos 38 anos ( útero e ovário)e precisou fazer radioterapia , o que prejudicou a sua medula ossea.

A Mielodisplasia (SMD) é uma síndrome, isto é, caracterizada por sinais e sintomas e que pode ser originária da medula óssea ou ser secundária a uma doença auto imune ou cancer. Aquela que é originada na medula óssea é mais comum no idoso. A SMD também pode ocorrer mais raramente na infância.

Também conheci o sr. Rodrigo, aparentemente com 45 anos +/-... ele trata a dois anos de Linfoma Não Hodgkin... disse ter tido 2 tipos, o agressivo - este já curou , e o tipo indolente... que não tem cura... ele demora a se desenvolver...

Os linfomas indolentes têm um crescimento relativamente lento. Os pacientes podem apresentar poucos sintomas por vários anos, mesmo após o diagnóstico. Entretanto, a cura nestes casos é menos provável do que nos pacientes com formas agressivas de linfoma. Esses últimos podem levar rapidamente ao óbito se não tratados, mas, em geral, são mais curáveis. Os linfomas indolentes correspondem aproximadamente a 40% dos diagnósticos, e os agressivos, a 60% dos restantes.

Quando penso que já vi de tudo, percebo que não sei nada da vida ainda... cada vez tenho mais certeza que Deus me deu um chocalhão.. só assim pude parar e abrir os meus olhos para o mundo... para aprender, para ajudar...

Junto conosco no ambulátorio , estava também uma senhorinha japonesa... seu nome bem difícil.. Sra Ditosi... com 81 anos , linfoma não hodgkin, estava recebendo sua 2ª sessão de quimio... em meio a tantas histórias de garra e coragem ,ela virou-se para mim e disse que gostava muito de cantar... que participava do campeonato de karaokê, mas que ultimamente não estava indo... Mas ao me ouvir dizer que não havia parado de trabalhar e nem de fazer as coisas que gostava... resolveu que voltaria a cantar...que isto a faria feliz... e me agradeceu por tê-la ajudado...

Senti uma emoção muito grande.....

Um comentário:

  1. Querida Cunhada, você é simplismente fantastica. Uma pessoa de enorme coração. Fico aqui imaginando você na sessão de quimio,conversando com todos, e sei que nestas conversas, você aprende muita coisa,se emociona e emociona as pessoas. O tratamento esta nos surpreendendo, você é realmente uma mulher corajosa e batalhadora. Não esqueça que estamos juntas nesta guerra, e já vencemos seis batalhas! Um grande beijo, sua cunhada Valéria

    ResponderExcluir